Pensando em abrir uma loja de informática?

Para abrir uma loja de informática não basta haver clientes, é preciso também verificar a concorrência e fornecedores na região em que você pretende montar uma loja. Confira mais informações clicando aqui!

Mesmo as pessoas comprando computadores em outras lojas, sempre será preciso acessórios ou peças de reposição como fones de ouvido, mouse, teclado, memórias, HD, entre outras. Há clientes que preferem comprar seu computador personalizado, escolhendo suas próprias peças, sendo clientes fiéis em potencial.

Mas antes de tudo uma questão é muito importante de ser respondida “será que tenho “competência” para abrir o meu próprio negócio? ”.

Localização e espaço físico

O primeiro passo é escolher o local que irá montar a loja de informática. Os melhores locais geralmente são os centros comerciais que já sejam consolidados como vendas de peças voltadas para computadores. Caso possa investir, shoppings também são uma ótima opção para montar a futura loja.

Com relação ao tamanho do local não há uma regra, varia com a quantidade de produtos que serão vendidos. A metragem mais utilizada é entre 30 e 40 metros quadrados, assim pode comportar vitrines, balcão para atendimento e estoque de peças mais complexas como HD, entre outras.

Caso tenha mais produtos para colocar em meio de loja, será interessante estudar maneiras de expor da melhor maneira possível para não prejudicar a locomoção dentro do ambiente. Não esqueça de que deverá ter espaço para a assistência técnica caso a loja ofereça o serviço e claro, para o estoque.

A segurança é um fator importantíssimo na escolha do lugar. Evite abrir antes e fechar depois que as demais lojas vizinhas, pois produtos de informática são sempre bem visados. Evite também um grande estoque de computadores e laptops. É aconselhável contratar uma empresa de segurança para fazer o monitoramento da sua loja.

Avalie junto aos fornecedores o tempo de reposição para cada tipo de peça ou equipamento e assim trabalhe com o estoque mínimo, além de ser economicamente melhor, pois produtos de informática desvalorizam rapidamente e estoque é dinheiro parado, ainda funciona como prevenção contra roubos. Avalie também a possibilidade de fazer um seguro contra roubos e contra incêndio.

Licenças para abrir uma loja de informática

Como em todo estabelecimento comercial, é preciso ter empresa jurídica registrada, o “famoso” CNPJ, para assim, poder funcionar e emitir nota fiscal aos clientes. O processo deve ser feito com o auxílio de um contador, já que o processo exigirá o contato com a Receita Federal e Prefeitura da Cidade para as taxas de estabelecimento comercial local. Cem contar que ainda será preciso registrar o estabelecimento na junta comercial da cidade.

Onde comprar produtos para a loja de informática

Existem distribuidores de produtos de informática no Brasil inteiro e que enviam para todos os estados, assim você poderá deverá pesquisar com diversos fornecedores com o objetivo de conseguir produtos e peças de reposição com o menor preço possível. Lembre se que uma boa venda começa com uma boa compra.

A Gaúcha Distribuidora tem como foco a distribuição de equipamentos de informática como computadores, notebooks, peças, suprimentos, periféricos, acessórios, e muito mais, para revendas de todo o Brasil. Trabalha com as melhores e mais consolidadas marcas do mercado, preços acessíveis e tecnologia de ponta. Através da sua logística consegue faturar e entregar materiais em até 48h em todo o território nacional. Destaca-se também o setor de compras internacional, onde conseguimos importar produtos de acordo com a necessidade dos nossos clientes. Atendemos lojas de informática de todo o Brasil, hoje somos a principal distribuidora de toner do Rio Grande do Sul.

Dicas para montar uma loja de informática

Uma loja de equipamentos de informática é o tipo de negócio que ganha o cliente pelo valor dos produtos com boas marcas. Por isso, é interessante e importante diminuir um pouco a margem de lucro no início para atrair os clientes. Tente ganhar na venda em quantidade e não em um único produto que irá atrair o público com maior facilidade, e claro, sem esquecer da qualidade.

É importante entender do negócio e ter vendedores capacitados para atuar em uma loja de informática. Este tipo de empreendimento atrai dois clientes: o que conhece do ramo e sabe o produto que irá comprar e o que não conhece e por isso precisa de ajuda para saber as vantagens e desvantagens de um produto. Por isso, é importante que os vendedores e o dono estejam preparados para atuar com vendas neste setor.

É interessante montar cursos e ensinar os funcionários, isso tornará seu atendimento ao cliente ainda melhor.

Invista em produtos de duas linhas: as mais caras e duradouras e as mais baratas e não tão boas assim. Lojas de informática não possuem um público alvo fixo. É comum pessoas com grande poder aquisitivo visitarem lojas de informática de centros comerciais para fazer compras em grande quantidade. Tenha sempre em mente os dois públicos na hora de comprar produtos para estoque.

Plano de Marketing

Além de montar a loja de informática é preciso também vender, para isso, é preciso elaborar um plano de marketing eficaz, onde a imagem do produto, seus valores, preços, qualidade e claro, a marca da loja sejam trabalhados da forma mais adequada. Vale lembrar que pesquisa de mercado é um fator que deve ser levado em consideração, ele determina um norte para o sucesso do negócio.

Gostou dessas dicas? Essas e outras você encontra aqui no Blog da Gaúcha Distribuidora.

Deixe uma resposta