Aprenda como escolher a placa de vídeo ideal para o seu PC!

O mercado da tecnologia avança a cada dia, e novos dispositivos para computadores estão surgindo. Por isso, acompanhar esse segmento exige atenção, e quem atua na área de informática deve entender como essas mudanças podem alterar a performance do setor de TI.

Uma peça bastante importante nos computadores são as placas gráficas e saber como escolher placa de vídeo certa para sua demanda é essencial.

O mercado da tecnologia avança a cada dia, e novos dispositivos para computadores estão surgindo. Por isso, acompanhar esse segmento exige atenção, e quem atua na área de informática deve entender como essas mudanças podem alterar a performance do setor de TI.

Uma peça bastante importante nos computadores são as placas gráficas e saber como escolher placa de vídeo certa para sua demanda é essencial.

O mercado de GPUs apresenta proporcionalidade entre preço e performance. Ou seja, quanto mais caro você pagar por essa peça, melhor será o desempenho dela. Entretanto, tudo isso depende do conjunto computacional que você tem disponível e de quais são as suas necessidades.

Pensando nisso, preparamos este texto para que você aprenda como escolher o melhor modelo para o seu PC. Confira agora!

Determine suas necessidades

Embora uma placa de vídeo de boa qualidade possa cumprir com variados usos, na hora de comprar, é fundamental estar atento para não pagar muito por um desempenho que você não vai utilizar por completo. No entanto, é preciso levar em consideração também o efeito contrário.

Quem pretende adquirir um modelo intermediário ou de baixo custo deve observar se a placa vai atender aos requisitos recomendados para a atividade. No caso de jogos, por exemplo, veja se ela cumpre com as funções da maioria dos games que você pretende jogar.

Para quem atua com edição de imagens, vídeos e outras tarefas relacionadas a design, é importante optar também por placas intermediárias ou avançadas, pois, dependendo do programa utilizado, GPUs com grande potência podem fazer muita diferença para quem trabalha com ferramentas tridimensionais.

Identifique as especificações do PC

Geralmente, computadores portáteis e laptops apresentam placas de vídeo integradas. Elas são soldadas na placa-mãe e não podem ser substituídas, o que elimina a possibilidade de uma possível substituição. Isso também vale para tablets que têm o processamento gráfico em um chip dedicado.

A memória RAM de um computador também influencia na hora de saber como escolher placa de vídeo, assim como a potência da sua fonte. Modelos de maior desempenho exigem processamento, quantidade de memória e potência de energia bem maiores, quando comparados com placas mais modestas.

Quando uma fonte, por exemplo, não consegue fornecer energia suficiente para a placa de vídeo, o computador vai desligar, pois aquele modelo exige uma alimentação mais potente.

Você precisará de uma entrada baseada em PCI Express na placa-mãe para o funcionamento da placa gráfica. Como o mercado computacional evolui de forma rápida, raramente você vai dar um upgrade nesse componente sem levar em consideração a mudança de outras peças do computador. Então, fique atento a isso!

Observe as marcas e os preços disponíveis

A Nvidia e a AMD são as marcas predominantes no mercado e produzem boas placas de vídeo para fins de trabalho e diversão, ambas são capazes de suprir as necessidades dos usuários. O valor varia de um modelo para outro e você deve saber exatamente qual o seu objetivo com esse componente para definir qual comprar.

A Nvidia GTX 1060, por exemplo, é uma ferramenta ótima para jogos atuais, mas também é utilizada em empresas de TI ou nas máquinas voltadas para mineração.

Compre em uma empresa especializada no setor

Existem empresas especializadas em componentes de computador e escolher uma que ofereça todo o suporte necessário é fundamental. Muitas vezes, os usuários optam por aquele preço mais chamativo, mas se esquecem de observar se a loja de informática fornece suporte técnico, garantia etc. Ao final, isso pode significar dor de cabeça para quem deseja comprar uma placa gráfica.

Sendo assim, para saber como escolher placa de vídeo, é preciso considerar vários fatores e sempre buscar o equilíbrio entre o que você realmente quer comprar e se esse modelo cumpre com as especificações necessárias. Considere todos os componentes da máquina na hora de escolher esse importante item de um computador.

E aí, gostou deste post? Se você está procurando por placa de vídeo, conheça agora os nossos modelos!

Quer receber mais conteúdos relevantes como este que você acabou de ler? Assine nossa newsletter!

 

Deixe uma resposta