Como vender mais em épocas de crise? Saiba agora!

A retração econômica que presenciamos causou um dilema muito grande em empresas de diversos setores. Fatores como aumento do desemprego e diminuição do poder de compra das pessoas afetam diretamente o volume de vendas do comércio. Então, como vender mais na crise e manter o negócio vivo no mercado?

O desafio aumenta, mas não é impossível de ser vencido. Porém, é preciso adotar algumas estratégias específicas para garantir resultados melhores.

Portanto, vamos dar dicas valiosas que proporcionarão um acréscimo significativo nas vendas da sua loja. Fique atento e boa leitura!

Mantenha o pensamento positivo

Manter o pensamento positivo é fundamental para superar os momentos de dificuldades. Afinal, como vender mais na crise se você não acreditar que realmente pode? O pensamento negativo pode impedir que as pessoas tentem e se esforcem.

A positividade ajuda a deixar toda a equipe mais confiante e envolvida com as metas de vendas. Sendo assim, o primeiro passo é não desistir antes de tentar. É muito mais fácil conseguir bons resultados quando todos estão se esforçando voluntariamente.

Valorize o bom atendimento

O bom atendimento não deve ser encarado como um diferencial. Do ponto de vista do cliente, sua loja tem a obrigação de atendê-lo bem. Ele não está errado.

Sendo assim, é essencial que todos os funcionários sejam orientados com relação a isso. A excelência no atendimento deve ser um valor enraizado na cultura da empresa.

Inclusive, isso ajuda a fidelizar a freguesia e, ainda, a conquistar novos consumidores. Lembre-se que uma pessoa satisfeita indica seu estabelecimento para outras pessoas. A indicação é um dos principais fatores de aquisição de clientes.

Adote estratégias de marketing digital

O marketing evoluiu bastante nas últimas décadas. Principalmente o digital. É importante ressaltar que houve uma mudança no comportamento de compra. Sendo assim, além do fator econômico, é preciso considerar a internet.

Algumas estratégias têm custos bem baixos e podem gerar resultados surpreendentes. Uma delas é utilizar as redes sociais como ferramenta de divulgação e aquisição de clientes. Por meio delas, você pode ter um contato mais próximo com eles e criar anúncios mais direcionados.

Invista na prática do upsell e cross sell

Como já abordamos neste texto, existem diferenças importantes entre vender para a própria base e para novos clientes. Principalmente quando tratamos de custos e rentabilidade. Sendo assim, é importante investir no uso do upsell e do cross sell.

Ambos consistem em vender mais produtos para o mesmo cliente. O upsell acontece quando você vende algum adicional ao produto adquirido. Já o cross sell é caracterizado pela venda de um produto relacionado.

Na prática, digamos que o cliente queira comprar um notebook que tem 4GB de memória RAM. O upsell seria vender para ele uma memória adicional de 4GB, totalizando 8GB. O cross sell, seria oferecer teclado e mouse sem fio.

Concluindo, o aumento das vendas pode vir de diversas estratégias. É fundamental ter consciência de que essas ações são necessárias para garantir a sobrevivência do negócio frente a retração econômica.

Agora que você já viu como vender mais na crise, basta começar a implementar as dicas e começar a ver os resultados! Se você gostou desse post, deixe um comentário. A sua opinião é muito importante para nós!

Quer receber conteúdos como este em seu e-mail? Então, cadastre-se em nossa newsletter!

Deixe uma resposta