Computador completo e mais rápido? Veja como!

O computador começou a ficar lento? Calma! Nem sempre isso significa que chegou a hora de trocar o seu PC. Trouxemos algumas dicas de como deixar o computador mais rápido e identificar a necessidade de melhora no desempenho.

A evolução dos aplicativos, sistemas e ferramentas utilizadas no dia a dia exige, cada vez mais, uma melhor performance do computador. Tarefas simples como a abertura de páginas da web, a execução de programas e até mesmo a inicialização do sistema operacional, podem se tornar uma dor de cabeça para quem precisa de um PC rápido e funcional.

Algumas boas práticas ajudam a melhorar consideravelmente o desempenho da sua máquina e podem alertar sobre a necessidade de trocar seu computador ou fazer aquele upgrade em algumas peças.

Vamos ao que interessa! Confira 5 dicas de como deixar o computador mais rápido. Acompanhe!

1. Mantenha o Windows atualizado

As mensagens do Windows Update surgem de repente e, às vezes, incomodam quando você está no meio de um trabalho e não quer ser interrompido por uma reinicialização — que pode ser demorada. Mas você pode optar por agendar as atualizações para um período em que o PC não esteja sendo utilizado.

As atualizações são fundamentais para otimizar o desempenho da máquina e corrigir erros do próprio sistema. Com o Windows atualizado, a tendência é que as falhas diminuam e a segurança aumente.

2. Atualize o antivírus

Vírus se instalam na sua máquina sem que você perceba e executam processos em segundo plano, consumindo memória e processador para executar suas ações maliciosas, como roubo de senhas e dados confidenciais, exibição de anúncios e contaminação de pen drives.

Portanto, é fundamental que o antivírus esteja atualizado. Manter as atualizações automáticas do antivírus ajuda a proteger seu PC das ameaças mais recentes, as quais um banco de dados desatualizado não é capaz de identificar.

3. Faça a limpeza dos arquivos

Fazer uma limpeza de arquivos temporários, lixeira e atalhos na área de trabalho vai deixar o computador mais rápido, além de facilitar o acesso aos arquivos que você mais precisa e liberar espaço para arquivos realmente úteis.

O Windows disponibiliza uma ferramenta para isso. Se for a versão 8 ou posterior, basta digitar “Limpeza do Disco” na caixa de pesquisa. Na versão 7, clique em “Iniciar”, “Acessórios”, “Ferramentas do Sistema” e procure a opção “Limpeza de Disco”.

Uma opção para deixar seu PC mais rápido é o uso combinado entre SSD e HD, utilizando o primeiro para o sistema operacional e programas, e o segundo para arquivos e documentos.

4. Desinstale programas desnecessários

Alguns programas inicializam junto com o Windows. Isso afeta diretamente o desempenho da máquina, causando lentidão quando o computador é iniciado. Se o seu PC está demorando muito para carregar a área de trabalho, seu problema pode ser esse.

Depois de identificar e desinstalar o que não é necessário, você pode gerenciar os programas que inicializam junto com o Windows, por meio do gerenciador de tarefas. Clicando com o botão direito na barra de tarefas, selecione “Gerenciador de Tarefas”; em seguida, acesse a aba “Inicializar”, selecione o que não deve iniciar automaticamente e clique em “Desabilitar”.

5. Utilize somente o necessário

Utilizar muitas abas abertas no navegador é uma das melhores maneiras de “sugar” a memória disponível. Ficar abrindo uma aba toda vez que você precisar acessar um determinado endereço da web prejudica de forma considerável o desempenho do seu PC. Por isso, procure utilizar o menor número de abas possível, fechando as que você não precisa no momento.

Fechar os programas que não estão sendo utilizados também é uma forma eficaz de poupar o uso de memória e processamento. Se uma tarefa precisa apenas de um programa, deixe apenas o necessário em execução.

Caso essas dicas não tenham ajudado a deixar o computador mais rápido, pode ser que esteja realmente na hora de fazer um upgrade. Considere a opção de trocar algumas peças ou investir em uma nova máquina. Para acertar na decisão, leia o nosso post sobre quando comprar um computador novo.

Gostou das dicas? Cadastre seu e-mail e receba nossa newsletter com mais conteúdos como este! Aproveite e visite nosso site e siga nossos perfis nas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e LinkedIn!

Deixe uma resposta