Como deixar o wi-fi mais rápido? Veja 5 dicas incríveis!

A tecnologia wi-fi é grande aliada no mundo corporativo. A possibilidade de conexão de vários tipos de dispositivos simultâneos, bem como o seu caráter de mobilidade, transformaram essa conexão na principal utilizada no Brasil e no mundo.

Segundo estimativas da Cisco Systems, até 2020, serão mais de 50 milhões de aparelhos conectados à internet. Com tantas coisas para interligar, o desafio tem sido deixar o wi-fi mais rápido e de forma a continuar sendo um potencializador de negócios.

Quer saber como impulsionar sua internet? Continue lendo e vejas as dicas para navegar tranquilo.

O papel do roteador

Caso não esteja satisfeito com a velocidade da sua internet, pode não ser culpa da operadora. A escolha correta do equipamento adequado é determinante para que você tenha o desempenho ideal da sua conexão.

Escolher um roteador de qualidade e que atenda à sua demanda é o primeiro passo para ter uma conexão wi-fi de qualidade. Afinal, é esse aparelho que faz todo o trabalho de distribuição do sinal da internet. Por isso, muitas vezes, ele é o responsável pela lentidão.

Como deixar o wi-fi mais rápido

A boa notícia é que realizar alguns procedimentos simples deixará sua conexão melhor. Conheça essas 5 dicas incríveis.

1. Escolha bem o roteador

Como mencionado, a escolha do roteador adequado é um dos principais pontos para conseguir o melhor desempenho da sua internet. Existem muitos modelos no mercado, mas é importante avaliar bem a qualidade e se as configurações atendem à sua demanda.

Entre as principais marcas encontradas no mercado brasileiro e que são líderes em vendas estão D-link, TP-link, Cisco e Intelbrás.

 2. Instale em local adequado

O sinal de wi-fi é passível de interferência, por isso, a escolha do local onde ele ficará é muito importante. Atente para as seguintes situações:

  • dê preferência a instalar nos locais centrais do ambiente;
  • quanto mais alto e menos obstáculos, melhor;
  • evite colocá-lo ao lado de equipamentos com motor interno, como telefones ou televisores;
  • evite obstáculos;
  • mantenha distância de janelas.

3. Analise a performance do wi-fi

Outro ponto importante a verificar é como está a performance do seu roteador e, assim, encontrar possíveis pontos de melhoria. Avalie, principalmente:

  • potência do sinal: quanto mais perto do roteador, mais forte será o sinal. Obstáculos e outros sinais de radiofrequência podem interferir no desempenho. A instalação em local adequado e instalação de repetidores auxiliam nesse quesito;
  • alcance do sinal: em média, os roteadores estimam um alcance de redes wi-fi de 30 metros em ambientes fechados e 150 metros em ambientes abertos. No entanto, esse alcance pode ser reduzido pelos fatores já mencionados. Além das dicas anteriores, avalie a necessidade de utilizar antenas externas;
  • frequência do sinal: existem, por padrão, dois tipos de frequência de wi-fi: 2,4 GHz e 5 GHz. Como trata-se de frequência, não significa que o número maior é o mais forte. O sinal 5 GHz possui mais intensidade em curtas distâncias, enquanto o 2,4 GHz carrega menos dados por vez, mas alcança distâncias maiores. Não há um sinal “melhor”, e sim aquele que mais atende às necessidades.

4. Faça priorizações

Quanto mais aparelhos conectados, mais lentidão, pois todos eles dividem a mesma banda da internet. Então, é possível fazer a priorização de dispositivos e/ou programas na maioria dos roteadores disponíveis, por meio de Qos (Quality of Service). Ao entrar nas configurações do seu equipamento, você verá essa opção, aí é só fazer as escolhas de acordo com as necessidades da empresa.

5. Utilize senhas

Evite “ladrões” de sinal. Tenha senhas nos seus roteadores e escolha-as com certo grau de dificuldade. Caso já tenha, mas não muda há muito tempo, é aconselhável fazer a alteração regularmente. Uma dica é alternar entre caracteres maiúsculos, minúsculos, especiais e números.

Manter a velocidade e qualidade da sua internet é garantir o bom andamento e fluidez dos negócios da empresa. Por isso, certifique-se de deixar o wi-fi mais rápido: tenha um roteador de qualidade e adequado às suas necessidades, coloque em prática as dicas sugeridas e fique livre da lentidão.

Gostou dessas dicas de wi-fi? Então, siga-nos nas redes sociais, FacebookTwitterInstagram, e veja mais informações sobre esses e outros assuntos.

Aproveite e assine a nossa newsletter e receba novidades do blog.

Deixe uma resposta