Veja os benefícios do armazenamento em nuvem para empresas

O armazenamento em nuvem consiste em armazenar todos os arquivos e poder acessá-los de onde você estiver, bastando apenas uma conexão com internet. Esse serviço não requer manutenção ou instalação em máquinas, porque o provedor do armazenamento em nuvem dispõe de toda a infraestrutura necessária para guardar os dados.

Além disso, a manutenção diária é feita pela empresa que fornece serviços, portanto, as chances de indisponibilidade do sistema são baixas. O armazenamento em nuvem disponibiliza backups sempre que necessário. A facilidade de alterar  os dados traz ótimos ganhos para a organização.

Esta simplicidade possibilita diversas vantagens para sua empresa e é o que abordaremos neste artigo. Confira!

Proteção dos dados

No caso do armazenamento em nuvem, há muitos serviços equipados, como a função de gerenciar autoridade de usuários. Ao utilizar a função de gerenciamento, você pode criar grupos por departamento ou por unidade de projeto, por exemplo.

Além disso, a edição de arquivos e acesso aos mesmos e sua autoridade são divididos em níveis. Restringir a vinculação para cada usuário ou grupo permite mais segurança às informações.

Para configurar permissões, em armazenamentos locais, é difícil, já que  precisamos  restringir o acesso por IP e autenticar o terminal de acesso. Em armazenamentos em nuvens, esse gerenciamento de permissões é feito apenas em alguns cliques.

Facilidade no compartilhamento

Compartilhar arquivos através de um pen drive ou e-mail ainda é comum, contudo é usual quando compartilhamos com poucas pessoas. O armazenamento em nuvem nos permite dividir com um grande número informações, com várias pessoas!

Você pode disponibilizar, para quem desejar, todos os arquivos necessários pelo armazenamento em nuvem. Assim, você permite que os usuários acessem apenas o conteúdo disponibilizado.

Segurança no armazenamento de dados

No Rio Grande do Sul, um incêndio atingiu um edifício que alocava Data Centers de várias empresas. Isso ocasionou a queda do sistema e a paralisação de vários serviços que necessitavam de acesso aos dados.

Isso explica porque o armazenamento em nuvem é fundamental para a segurança dos dados necessários em tarefas de alta demanda. As informações são arquivadas em servidores. Para evitar incidentes, o serviço oferece cópias de segurança para protegê-lo da perda de dados.

Se um servidor não funcionar, o serviço de armazenamento em nuvem acessa as informações requeridas em outro. Essa ação é imperceptível, pois a metodologia de segurança do armazenamento é projetada para funcionar sem interrupções.

Baixo custo

Os custos de adesão do armazenamento em nuvem são pequenos, e você pode adquirir um determinado plano de serviço com ferramentas de gerenciamento e espaço de alocação de acordo com as suas necessidades.

Tendo apenas acesso à internet, você pode obter tudo o que precisa sem custos com servidor local, equipe especializada e manutenção. As transferências feitas para a nuvem são simples, o que otimiza o tempo e possibilita maior eficiência do fluxo de trabalho.

Mobilidade

Com o armazenamento na nuvem, você tem acesso universal, de qualquer dispositivo, independentemente da sua localização. Você pode conferir, baixar e enviar arquivos de maneira prática.

Neste post você pôde entender que o armazenamento em nuvem fornece vantagens no âmbito competitivo e no fluxo de trabalho interno. Com ele, sua equipe ficará livre de complicações de acesso a informações e compartilhamentos. Aumentará a produtividade e a entrega de resultados para o seu negócio.

 Agora que você conhece os benefícios do armazenamento em nuvem, confira os 5 segredos para otimizar a gestão de TI  e  cadastre seu e-mail para receber as novidades do blog!

Deixe uma resposta