Conheça os principais tipos de impressoras e os seus benefícios

escolha da compra de uma impressora nem sempre é a mais fácil. Muitas vezes, você não tem certeza de quais são os tipos de impressoras, como elas funcionam e qual delas melhor se encaixa com as suas necessidades.

Se você conhecer apenas as características gerais dos diferentes tipos de impressoras, evitará maiores dificuldades. Sabendo que tipo de trabalho será desempenhado com o equipamento, será simples entender qual impressora é a ideal para você.

Veja, neste artigo, os tipos de impressoras e quais as características de cada uma. Boa leitura!

Impressora jato de tinta

impressora jato de tinta se adapta melhor a impressões de fotos ou gráficos, por exemplo, com base em um sistema de tinta líquida. Essa impressora tem cartuchos de tinta multicoloridos, que pulverizam a cor no papel, permitindo que você obtenha um bom detalhe e boa nitidez na impressão.

Você pode encontrar funcionalidades a mais, como a possibilidade de scanner e copiadora. Ela é ideal para baixos volumes de impressão, por isso são mais indicadas para o uso residencial e de microempresas.

Impressora a laser

As impressoras a laser funcionam como fotocopiadoras. Um raio laser fino atinge o texto ou os gráficos, depois salta e entra em um tambor fotossensível. Em seguida, depois de rolar o papel no tambor, o pó é aplicado ao papel. O toner é devidamente aquecido, por isso, ele se transforma em um estado líquido para fixar ao papel.

As vantagens das impressoras a laser incluem a qualidade e a rapidez de impressão. Essa impressora também pode ter funções de scanner e copiadora. Ela é indicada para empresas, escritórios e instituições onde o volume de impressão é elevado.

Impressora jato de cera

Esse tipo de impressora substitui os cartuchos de tinta e toners por pequenos blocos de cera.

Essa cera é formada por um polímero baseado em resina, semelhante a um giz de cera. A qualidade prometida é de ser melhor que a da impressão a laser, alcançando uma gama maior de cores. Pela sua qualidade e velocidade de impressão, é indicada para escritórios com grande demanda de impressão.

Impressora matricial

Impressoras matriciais operam com um princípio semelhante às máquinas de escrever, mas, em vez de martelos, elas têm pequenas agulhas que atingem a fita de tinta. Cada movimento de agulha deixa uma pequena marca no papel e, a partir de milhares de traços, sinais e imagens são criados.

Essas características fazem dela um dos modelos mais econômicos, pois a fita utilizada, além de ser barata, tem grande durabilidade. Há também a capacidade de imprimir em folha contínua e cópias usando papel carbono, bem como operação extremamente simples. A impressora matricial é indicada para o segmento comercial e industrial pela sua resistência e economia.

Impressora para automação não fiscal

A impressora para automação não fiscal é utilizada para emitir cupons. Sua principal funcionalidade é imprimir recibos, que são difíceis de serem fraudados. Ela pode funcionar com impressão matricial ou térmica, dependendo do modelo.

Esse tipo de impressora é indicado para estabelecimentos comerciais que necessitam de controles internos e externos, como lavanderias, hospitais, restaurantes, quiosques de ingressos etc.

Impressora plotter

Esse tipo de impressora é utilizado para impressão em grandes dimensões, como mapas, obras de arte e projetos de engenharia. Ela também é compatível com materiais diferentes, como PVC, vinil, lona, entre outros.

A tecnologia superior da impressora plotter permite uma excelente qualidade fotográfica, pois utiliza diversas cores de cartuchos e cabeças de impressão mais eficientes em comparação com o jato de tinta comum. São indicadas para o segmento de estúdios fotográficos e empresas de engenharia.

Alguns equipamentos podem ser conectados à rede da empresa, possibilitando que todos os usuários tenham acesso às impressoras. A conexão pode ser feita por meio de cabo ou rede wireless. Assim, é importante avaliar essas situações na hora de escolher corretamente sua impressora ideal, de acordo com o tipo de trabalho que você executa na sua empresa.

Então, gostou de conhecer os principais tipos de impressora? Já utiliza alguma delas em seu dia a dia? Deixe um comentário, compartilhe com a gente suas experiências e cadastre-se seu e-mail para receber as novidades do blog!

Deixe uma resposta