Entenda para que serve o roteador de internet nas empresas

Você sabe para que serve o roteador ? Esse equipamento é um dos principais ativos de rede dentro de uma empresa. Contar com um bom dispositivo é fundamental para garantir a qualidade do sinal de internet.

Para ajudar você a entender melhor a função do roteador dentro da infraestrutura de rede, criamos este pequeno post. Continue conosco e confira!

Para que serve o roteador e como ele funciona?

Responsável por encaminhar as informações empacotadas na rede de computadores. O equipamento permite a conexão entre todos os dispositivos que estejam vinculados em LAN ou na internet.

Entre suas principais características está a busca pelas melhores rotas na hora de receber e enviar dados, sendo possível realizar a priorização do envio de determinados pacotes de acordo com as distâncias a serem percorridas ou o congestionamento de rede.

Quais as suas funções?

A principal função do roteador dentro de uma infraestrutura de rede é ser um intermediador entre todos os dispositivos conectados por fios ou por meio de uma conexão wi-fi.

Sem sua presença, não seria possível realizar a troca de dados entre os demais equipamentos. Além disso, a escolha pelas melhores rotas na hora de enviar pacotes de informações é a principal de suas funções.

Quando realizamos a contratação de um link de internet, recebemos um único ponto, e o compartilhamento desse acesso dentro da empresa também pode ser realizada por meio da instalação de roteadores que distribuam o sinal por meio de fios ou wireless.

Quais as vantagens dos roteadores wireless?

É impossível falar sobre roteadores sem comentar a tecnologia wireless e sua importância para a mobilidade dentro do local de trabalho. Graças ao uso desses equipamentos, é possível utilizar dispositivos móveis e diminuir a necessidade de fios, melhorando, assim, a mobilidade.

A principal tecnologia utilizada nos roteadores wireless mais modernos é a AC, sigla em inglês que se relaciona ao conceito de acelerar. Alguns dos principais benefícios desses novos modelos são a velocidade, o alcance de sinal, o maior número de dispositivos conectados e a economia de energia.

Podemos citar como as principais marcas de roteadores wireless presentes no mercado:

  • D-link — fundada em Taiwan, é uma das maiores fabricantes de roteadores do mundo;
  • Intelbrás — empresa catarinense que desenvolve soluções em rede e fabrica roteadores;
  • Tp-link — empresa chinesa de produtos com foco em redes, inclusive em roteadores.

O que avaliar em um roteador?

Existem diversas opções de roteadores no mercado, bem como fabricantes e distribuidores. Em um cenário com tanta oferta, como escolher um bom equipamento para as suas demandas específicas? Veja alguns pontos que devem ser observados:

  • distância de alcance: o protocolo wi-fi pode determinar a eficiência do equipamento. Porém, ele não leva em conta obstáculos do ambiente. Busque entender qual é a capacidade de alcance do roteador;
  • potência: essa é outra métrica que muda de acordo com cada equipamento. Ela pode ser medida em dBI. Quanto maior for, mais potente é o roteador;
  • antenas e intensidade do sinal: a quantidade de receptadores auxilia na performance do aparelho. Eles não precisam estar expostos, mas o tamanho e a quantidade são fundamentais para a qualidade do sinal.

Como escolher o melhor roteador para a empresa?

Na hora de escolher o melhor roteador para a sua empresa, é preciso analisar diversos fatores, como o local em que vai ser instalado o equipamento, a necessidade de conexões sem fio e o volume de transferências de pacotes.

Analisar todos esses quesitos demanda um bom conhecimento de redes por parte de seu setor de TI. Por isso, pode ser uma boa ideia contar com a consultoria de uma empresa que forneça roteadores e outros equipamentos de rede.

Agora que você já sabe para que serve o roteador, basta buscar por um bom modelo que possa suprir todas as suas demandas e garantir uma boa utilização de sua rede interna.

Siga-nos no FacebookTwitterInstagram e LinkedIn e fique por dentro de todas as nossas publicações!

Deixe uma resposta