Aprenda como escolher placas de vídeos para computadores

A escolha de placas de vídeos para computadores é importante para os profissionais do setor de TI das empresas. Trata-se de  uma responsabilidade deles identificar as necessidades relacionada aos suprimentos de informática utilizados no dia a dia profissional.

Além do uso para o meio empresarial, a venda de placas também cresce para o público gamer.

placa de vídeo é o hardware que administra e controla as funções de vídeo do equipamento. A necessidade de uma placa potente varia de acordo com as atividades que a empresa desenvolve.

Foi pensando nisso que desenvolvemos este post, cujo objetivo é mostrar uma série de pontos que deve ser levada em consideração no momento da escolha desse tipo de equipamento. Continue conosco e confira!

Interface

É importante compreender que as placas de vídeo são conectadas diretamente à placa-mãe de um computador. Por esse motivo, é preciso analisar quais são os tipos de placa-mãe que os equipamentos da sua empresa têm.

As placas de vídeo mais modernas se conectam por meio de um encaixe comprido, geralmente preto, chamado de PCIe 16x. Alguns modelos mais antigos são conectados por meio de interfaces conhecidas como AGP e PCI 3.0.

Ao escolher uma placa de vídeo, portanto, é preciso verificar qual dessas entradas a sua placa-mãe tem. Caso contrário, não se obterá sucesso, pois a instalação será impossibilitada.

Energia

No que se refere à energia, é importante verificar se o consumo da placa de vídeo é compatível com a fonte do computador, pois isso pode variar de um caso para outro.

Placas maiores necessitam de dois ou mais cabos de energia separados, por exemplo, enquanto outras, de menor porte, necessitam de apenas um cabo.

Funções especiais

Engana-se quem pensa que as funções especiais das placas de vídeo servem apenas para demonstrar melhor os gráficos de jogos e que, por isso, só interessam aos gamers. No meio empresarial, essas funções também podem ser necessárias.

Nas indústrias moveleiras, metalúrgicas e tantas outras organizações que desenvolvem projetos e utilizam programas de criação e planejamento de produtos, as placas de vídeo também são muito relevantes. Os projetistas podem trabalhar nos detalhes e demonstrá-los aos clientes com mais propriedade por meio de softwares como o AutoCAD e o Solidworks.

Principais placas de vídeo

As principais placas de vídeo encontradas no mercado são Nvidia, Asus, Zotac, Evga, PNY, MSI e a PCyes. No entanto, a marca da placa não influencia em seu desempenho. Embora algumas tenham mais ventilação, elas seguem quase sempre o mesmo projeto.

As marcas faziam mais diferença nas placas antigas, quando era comum que o clock de memória fosse menor em algumas delas. Entretanto, hoje em dia as placas de vídeo mais indicadas são as de 256 bits, que têm uma performance bastante superior às de 128 bits.

E então, ficou mais fácil saber como escolher placas de vídeos para computadores? Agora você sabe como garantir as melhores peças para as máquinas da sua empresa.

A Gaúcha Distribuidora de Informática pode lhe ajudar nesse sentido, pois trabalhamos com uma linha completa de placas de vídeo. Entre em contato com a gente!

Deixe uma resposta