Você sabe o que é nobreak e por que devemos utilizá-lo?

Como a sua empresa garante a manutenção de uma longa vida útil dos seus aparelhos? Entre as soluções criadas para esse fim, o nobreak é uma das principais. Com ele, usuários podem manter aparelhos funcionando, mesmo após uma queda de energia. Assim, você evita os possíveis prejuízos causados por esse tipo de falha.

Ficou interessado e quer saber o que é nobreak e quais os benefícios do seu uso? Veja o post abaixo!

O que é nobreak?

O nobreak é um dispositivo utilizado para garantir que empresas e usuários domésticos possam manter o uso de seus dispositivos eletrônicos, como computadores, mesmo após falhas na rede elétrica. Em alguns casos, ele também funciona como um estabilizador, “filtrando” variações que podem ser prejudiciais para os aparelhos. Dessa forma, as chances de um prejuízo ocorrer após falhas na rede elétrica tornam-se muito menores.

Atualmente, o mercado conta com os seguintes tipos:

Standby ou offline

Esse é o modelo mais comum e fácil de ser adquirido. O nobreak offline trabalha apenas com o armazenamento de energia para evitar que um aparelho eletrônico fique danificado ou pare de funcionar após um problema grave na rede elétrica. Nesse caso, a sua capacidade está limitada ao tamanho da bateria e ao número de equipamentos a ele conectado.

Linha interativa

Esse tipo de nobreak diferencia-se por possuir um recurso chamado AVR (Regulador Automático de Voltagem), que é uma peça que gerencia qualquer variação na tensão da corrente elétrica, evitando que grandes picos cheguem ao aparelho. Assim, a vida útil do mesmo é prolongada ao máximo.

Conectados

O nobreak online possui todas as funções dos aparelhos anteriores, porém, com mecanismos avançados para evitar falhas e problemas no envio de energia para os dispositivos do usuário. Por meio de um controlador eletrônico, esse dispositivo consegue direcionar para todos os aparelhos a ele conectados a quantidade de energia necessária, na tensão perfeita.

E como a corrente passa pela bateria antes de ir aos aparelhos, as chances de ocorrer um problema são muito menores.

Quais os benefícios do uso de um nobreak?

No ambiente corporativo, o uso de um nobreak pode trazer uma série de vantagens para a companhia. Os prejuízos são causados pela perda de equipamentos em função de falhas na energia elétrica. Com a garantia que esse tipo de ocorrência não interferirá no funcionamento de qualquer dispositivo, a empresa prolonga a vida útil de toda a sua infraestrutura.

Caso conectado aos dispositivos de TI, como computadores e servidores, o nobreak auxilia o negócio a ter mais capacidade de evitar problemas com perda de dados. Sempre que a energia cair, a companhia conseguirá desligar corretamente todos os aparelhos, mantendo seus dados íntegros, ou seja, o trabalho do usuário não será perdido.

Em outras palavras, investir em um nobreak é a chave para que o negócio tenha uma infraestrutura mais robusta e confiável.

Escolhendo o nobreak ideal para o seu negócio

A empresa que escolhe investir em nobreaks para evitar problemas com a sua infraestrutura deve considerar uma série de fatores. O ponto-chave é escolher um dispositivo que esteja alinhado às necessidades do negócio. Logo, avalie:

  • qual a voltagem da rede elétrica do local;
  • o número de dispositivos que será conectado e a quantidade de energia necessária para mantê-los funcionando;
  • a autonomia do nobreak;
  • se a potência no nobreak é compatível com a dos aparelhos que a ele serão conectados.

Com esses dados em mãos, a empresa pode fazer a escolha certa. Assim, evitará os prejuízos associados à escolha do equipamento que torna a sua infraestrutura mais confiável.

Agora que você sabe o que é nobreak e consegue encontrar na loja de informática mais próxima de você. Deixe a sua opinião sobre o assunto ou tire suas dúvidas! Saiba mais em https://www.gauchadistribuidora.com.br/

Deixe uma resposta