Saiba como comprar computadores para empresas

A tecnologia se tornou um fator essencial para qualquer negócio, independentemente da área de atuação. Os dispositivos eletrônicos adquiriram uma importância estratégica, presentes em quase todos os momentos do trabalho. Mas, você sabe qual máquina é a ideal para cada caso e como comprar computador para a sua empresa?

O fato é que talvez você nem preste atenção nesse detalhe. No entanto, escolher as máquinas certas pode representar ganho de eficiência e produtividade, além de uma redução significativa de custos fixos e variáveis.

Neste post, apresentamos algumas dicas de como comprar computadores e os itens que devem ser verificados ao fazer uma aquisição. Continue a leitura para saber quais!

Configurações das máquinas

O primeiro fator a ser considerado é a própria configuração de cada máquina. É preciso checar alguns itens importantes, como:

  • memória dedicada (RAM) e de armazenamento (HD);
  • capacidade de processamento;
  • quantidade e tipos de entradas e saídas (USB, HDMI etc.);
  • qualidade das partes secundárias (mouse, teclado, monitor, drive etc.).

Também é necessário escolher entre os diferentes tipos, como notebooks e desktops, de acordo com a necessidade de cada usuário. Isso deve ser considerado conforme a mobilidade do colaborador. Por exemplo,  o notebook costumeiramente é utilizado como ferramenta de trabalho por técnicos de informática, que prestam serviço à domicílio, para a sua loja de informática.

Vida útil e necessidade de troca

Com a rápida evolução tecnológica, é comum que as máquinas fiquem obsoletas rapidamente. De acordo com o tipo de negócio, esse fator pode afetar o rendimento do trabalho, uma vez que muitos aplicativos e softwares podem não funcionar da mesma maneira.

Por isso, por mais atraente que possa parecer, é bom checar a vida útil antes de comprar um computador. Veja se o preço mais baixo realmente compensa o fato dele talvez precisar ser trocado em breve. Pode valer a pena investir um pouco mais em um equipamento que será usado por mais tempo.

Nessa hora, é fundamental que o fornecedor ofereça o apoio necessário, com conhecimento técnico para que a compra atenda as necessidades da sua empresa.

Custo de manutenção

Esse já é um fator um pouco mais complicado. Afinal, se um computador custa mais para ser consertado ou mantido, mas tem bem menos problemas, pode ser que valha mais a pena.

Assim, é preciso colocar todos esses custos no papel e comparar em um longo prazo, junto com a vida útil total da máquina. Além disso, veja a avaliação de outros usuários e as experiências dentro da própria empresa.

É importante atentar para a garantia oferecida pelos fornecedores, para que o conserto seja feito rapidamente e sem nenhum problema. Por isso, muitas vezes, pode ser interessante contar com os serviços de empresas menores e locais, cujo auxílio técnico acontece de forma mais rápida do que em grandes redes de varejo.

Custo x benefício

Por fim, chegamos ao detalhe que pode pesar mais na sua decisão. É comum que as máquinas melhores custam um pouco mais. No geral, vale a pena pagar mais caro para ter um produto melhor, que vai oferecer mais rendimento e contribuir para a produtividade dos seus colaboradores.

No entanto, nem sempre é necessário adquirir os computadores mais potentes. Isso depende muito das tarefas a serem executadas por cada profissional. Por exemplo, por que comprar um computador com uma superconfiguração se o colaborador precisa apenas de um aplicativo de e-mail e um editor de texto?

Portanto, agora que você sabe como comprar computador, poderá avaliar melhor e se decidir pelo que será mais útil para a sua empresa. Além de comparar preços e condições de pagamento, lembre-se de contar com um fornecedor que ofereça mais vantagens e auxilie na compra do produto correto.

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre o assunto? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Um comentário em “Saiba como comprar computadores para empresas”

Deixe uma resposta