Problemas com fornecedores: quais são e como lidar com eles?

Empresas não funcionam isoladas. Boas parcerias fazendo o seu papel  tornam o seu produto muito mais atrativo, na entrega para o consumidor final. Por isso, os problemas com fornecedores são tão significativos.

Quando eles não contribuem para um bom atendimento, o efeito atinge todos os envolvidos e prejudica o relacionamento com clientes, o sucesso da empresa, a produtividade e a lucratividade.

Por isso, nesta postagem, separamos alguns dos problemas mais comuns com fornecedores e relacionamos dicas sobre como evitá-los. Quer melhorar o desempenho geral do seu negócio? Então, confira as dicas!

Falta de regras claras e definidas

A comunicação é um dos aspectos mais significativos no relacionamento com fornecedores. Quando dados sobre os pedidos não estão formalmente descritos, orçamentos estão incompletos, as negociações de descontos e responsabilidades não estão claras, é certo que ocorrerá um mal entendido em algum momento.

Para solucionar esse problema, o ideal é manter registros de suas negociações e preferir fornecedores que demonstrem se preocupar com detalhes. O fornecedor ideal é bem organizado e estruturado e vai lhe ajudar com esse tipo de controle.

Negociações baseadas em preço

É natural que haja preocupação com preço em qualquer negociação. Contudo, esse não é o único detalhe que importa. Quando a negociação é muito baseada nesse critério há comprometimento do resultado, que pode gerar problemas com fornecedores.

Considere sempre todos os custos envolvidos, como frete, impostos e, principalmente, o de conviver com problemas. Estabelecer parcerias prósperas e duradouras depende de que todos ganhem de forma justa.

Além disso, essa postura evita promessas que não possam ser cumpridas e outros artifícios do tipo, que busquem vender a qualquer custo. Observe sempre o comportamento ético e o respeito demonstrado pelos seus fornecedores para evitar os que usam desse tipo de pratica.

Atraso no envio de mercadorias

Esse é um dos problemas mais comuns e mais prejudiciais. Poucos erros são mais incômodos do que um cliente na loja procurando um produto que faltou no estoque. Além disso, quando o fornecedor atrasa a entrega de um produto aguardado pelo cliente, acaba prejudicando a imagem do seu negócio.

Esse problema pode ser causado por falta de ética do vendedor que, para não perder o pedido, promete o que não pode cumprir, ou por falta de organização do fornecedor. Em ambos os casos, a solução é observar bem a abordagem do fornecedor.

Prefira aqueles que, com sua ética e dedicação no atendimento, demonstram que sabem da importância de uma parceria com o objetivo de desenvolver um trabalho conjunto para entregar um bom atendimento.

Demora na resposta de cotações

É lógico que não adianta cumprir os prazos de entrega se as cotações demoraram muito. Hoje em dia, toda empresa precisa ser ágil na compra. Em muitos casos, não vale a pena manter um estoque alto de alguns produtos. Por isso, você precisa de um fornecedor rápido em todas as etapas do atendimento.

Escolha fornecedores comprometidos com essa agilidade. Eles devem estar realmente envolvidos na tarefa de ajudar a vender mais. As melhores empresas do setor sabem que não adianta tentar empurrar produtos para você, mas sim contribuir para fazer seu estoque girar.

Para concluir, vale lembrar que os problemas com fornecedores muitas vezes têm origem no comportamento. Aqueles profissionais que deixam de lado o que oferecem de vantagens para falar mal da concorrência são um bom exemplo de pistas que podem dizer muito sobre como será sua relação futura com eles. Você já viveu uma experiência assim?

Quer acabar com os problemas com os fornecedores? Acesse https://www.gauchadistribuidora.com.br/  e faça da sua loja de  informática a melhor empresa de sua região. Deixe seu comentário neste post! Você também pode enviar uma dúvida ou outro comentário que achar relevante.

Deixe uma resposta