Segurança de dados: Descubra aqui a importância para sua empresa

Assim como em diversos setores da atividade humana, a informação é vital para o funcionamento e o crescimento das empresas. No entanto, com o desenvolvimento da tecnologia, surgiram também muitas ameaças. Com isso surge a necessidade das organizações passarem a se preocupar com a segurança de dados.

Mas o que isso representa, de fato, para o negócio? Qual a importância e as vantagens de se manter os dados seguros no ambiente corporativo? Continue a leitura do post e entenda melhor essas questões!

O que significa cuidar da segurança de dados dentro da empresa?

Consiste em um conjunto de ações e medidas que visam a proteção dos dados gerados pela sua empresa. Isso inclui a segurança das diferentes informações que circulam na organização.

Sendo assim, consideramos os dados mais simples aos mais importantes, cuja segurança é vital para o funcionamento e as estratégias empresariais. Ou seja, tudo que é gerado dentro e pela empresa pode ser preservado da melhor forma para se garantir a confidencialidade, a integridade e a autenticidade.

Qual a importância de se manter os dados seguros?

Num mundo em que as informações circulam numa velocidade muito grande e quase tudo é feito por vias digitais, garantir a segurança de dados tornou-se fundamental. Todos esses dados ficam sujeitos a ataques, invasões, vírus, malwares e tantas outras ameaças que afetam os meios eletrônicos diariamente.

Basta se pensar na imensa quantidade de informações que é repassada e acessada por computadores, smartphones, tablets e outros dispositivos todos os dias, dentro e fora da empresa. É bem difícil controlar todo esse fluxo, uma vez que as comunicações se tornaram bastante fluidas.

Neste sentido, ter um servidor que possa controlar a troca de informações pode ser vital para a segurança na empresa, uma vez que ele é capaz de processar e blindar todos os dados que são produzidos e repassados.

Outras ações também são essenciais, como:

  • ter bons softwares de controle de acesso e de barreira antimalware e antivírus atualizados (como Avast, Norton, McAfee, AVG, entre outros);
  • utilizar um nobreak (disponível em qualquer loja de informática) para garantir a estabilidade do aparelho e proteger de picos de energia;
  • fazer o backup do servidor e dos demais computadores da empresa, para assegurar a manutenção dos dados;
  • utilizar softwares e backup na nuvem, que pode oferecer mais segurança que um servidor físico.

Quais as vantagens de garantir a segurança de dados?

Existem inúmeras vantagens em se ter dados seguros, entre as quais podemos citar:

  • cumprimento de preceitos éticos, ao exercer um maior controle sobre as ações dos colaboradores;
  • proteção dos ativos físicos e intelectuais da empresa, importantes para a manutenção de suas atividades;
  • garantia de continuidade das informações, com o arquivamento e a atualização constantes;
  • conformidade com as leis, já que muitos dados contábeis e fiscais podem ser armazenados com mais segurança;
  • destaque diante da concorrência, uma vez que favorece a manutenção de informações de caráter inovador e criativo, que possam se apresentar como diferenciais competitivos.

Essas são apenas algumas vantagens gerais de se garantir a segurança de dados da sua empresa. A verdade é que muitas outras poderiam ser mencionadas, de acordo com o seu mercado de atuação e as próprias características da sua empresa. De qualquer forma, a proteção da informação é vital para o bom funcionamento e a longevidade de todo tipo de negócio.

Gostou de saber sobre a segurança de dados? Quer conferir outros posts como este? Então, assine nossa newsletter e receba outros conteúdos. Se preferir, cadastre-se para ser notificado a cada novo artigo.

Deixe uma resposta