4 dicas para comprar produtos de informática online

Sabemos que o mercado de comércio eletrônico cresce assustadoramente no Brasil e no mundo. Esse crescimento se dá principalmente pela facilidade de acesso a um grande mix de produtos e fornecedores.

Atualmente diversas empresas de produtos de informática investem no comércio eletrônico. Diante de tanta opções, como escolher o melhor fornecedor, o melhor produto e ainda o melhor preço?

Neste post selecionamos algumas dicas para comprar produtos de informática online. Confira agora as melhores opções para você fazer um bom negócio!

1. Avalie a reputação da empresa

Um dos fatores de mais peso na hora da escolha de uma loja virtual para a compra de produtos de informática é a reputação da empresa. Um bom comércio eletrônico deve apresentar alguns pré-requisitos obrigatórios para conquistar a confiança do cliente. Informações institucionais, de contato e CNPJ devem estar disponíveis para consulta e são itens obrigatórios.

Além dessa avaliação, faça uma pesquisa sobre a empresa no Google para observar comentários de outros clientes e reclamações em sites especializados, como o Reclame Aqui. Esse site oferece uma classificação da loja com base na resolução de problemas.

Em função da complexa logística do comércio eletrônico, até mesmo grandes lojas podem enfrentar alguns problemas, mas o mais importante é avaliar se essas questões foram resolvidas e se os clientes saíram satisfeitos.

2. Confira se o site oferece segurança

A segurança em compras online é essencial. Por ser um meio suscetível a interceptações de informações por meio de hackers, boas lojas virtuais investem pesado em segurança.

Diante disso, avalie a disponibilidade de itens obrigatórios, como selos de segurança e certificados digitais. Esses são os requisitos mínimos de segurança, e se a loja não os possuir, desconsidere comprar e procure um site mais confiável.

Para saber se a loja tem um certificado digital, basta avaliar se o endereço do site possui o prefixo HTTPS. Esse recurso geralmente adiciona um cadeado na barra de navegação. Dessa forma, as informações trafegadas entre seu computador e o servidor da loja serão criptografados e seus dados estarão seguros.

O certificado digital também é importante para garantir que o site que você está acessando realmente pertence à empresa da qual deseja realizar a compra.

3. Opte por práticas seguras

É importante ressaltar que quem compra online deve se preocupar com suas próprias práticas de segurança. Ao se cadastrar em uma loja virtual, siga todas as recomendações de segurança oferecidas, como é o caso de utilizar senhas fortes. Além disso, não informe sua senha a terceiros e procure manter seu computador livre de vírus e outras ameaças. Para isso, utilize os recursos de firewall nativos do seu sistema operacional e instale um bom antivírus, mantendo-o sempre atualizado.

Procure sempre utilizar a rede corporativa para as compras. Evite utilizar redes Wi-Fi públicas gratuitas, como as disponibilizadas em shoppings e lan-houses — nesses casos corre-se o risco de fraude por meio do acesso a sites falsos, técnica conhecida como “phishing”.

4. Avalie o produto que está adquirindo

Um ponto importante é avaliar a especificação do produto que você quer adquirir. Confira cuidadosamente as informações que devem estar disponíveis na descrição do produto e avalie se ele atende aos requisitos necessários.

Outra questão é verificar o preço do produto. Desconfie se o valor da mercadoria estiver muito baixo ou fora dos padrões de mercado. Isso pode significar que o produto é falsificado ou de segunda linha.

O comércio eletrônico pode ser um grande aliado do seu negócio para a redução de custos e para a otimização do tempo. Com algumas dicas é possível ter uma boa experiência de compra de produtos de informática para a sua empresa e aproveitar todos os benefícios que uma experiência online oferece.

Gostou do artigo? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

www.gauchadistribuidora.com.br

POST--LOJA-ONLINE

Um comentário em “4 dicas para comprar produtos de informática online”

Deixe uma resposta