Confira os pontos importantes antes de comprar o seu computador

Pergunta comum e bastante recorrente entre os analistas de TI: o que deve ser avaliado antes de comprar um computador? Para quem trabalha como tal e que tem entre as suas responsabilidades a aquisição dos materiais de informática, é importante saber essa resposta para que seja possível garantir a qualidade dos produtos.

Nesse contexto, vale ressaltar a importância de adquirir os seus equipamentos de uma empresa de confiança e que consiga cumprir com os seus prazos. Mais do que apenas observar os modelos, avalie também os fornecedores.

De qualquer modo, este artigo foi preparado para apresentar os principais itens para avaliar ao comprar um computador para o seu negócio. Confira!

Processador

O processador é um dos componentes que mais contribui para o bom desempenho dos computadores. Por ser o “cérebro da máquina”, nada mais justo que observá-lo primeiro.

Para os PCs que serão utilizados somente para aplicações básicas, não há a necessidade de processadores top de linha. Nesse caso, os secundários podem cumprir as necessidades, além de apresentarem maior custo-benefício.

No entanto, se você precisa comprar um computador para a execução de aplicações mais exigentes, como os softwares de criação (CAM/CAD), adquira um processador mais adequado para as devidas funções.

Até o presente momento, o core i7 da Intel e a linha Ryzen 7 da AMD são as opções mais potentes do mercado. Cada um tem os seus diferentes modelos: informe-se sobre suas características e recomendações de trabalho.

Memória RAM

Outro aspecto que deve ser considerado é a memória RAM. Nesse item, o indicado é não “comprar o mais barato”. Lembre-se que a influência desse item para a performance do computador é tão significativa quanto os processadores. Por isso, conte com, pelo menos, 4 GB de memória RAM.

Porém, se a compra for destinada para fins de maior exigência, opte por um PC que contenha não menos de 8 GB. Para garantir uma maior segurança, você pode comprar uma máquina com 16 GB.

Placa Mãe

É claro que a placa Mãe não poderia ficar de fora da sua análise. Por quê? Esse componente é o que interliga todas as outras peças do computador. Simples assim.

Aqui, atente-se à sua compatibilidade com os processadores e as placas de vídeo. Além disso, não se esqueça de verificar a quantidade de “sockets” para as memórias RAMs.

Placa de vídeo

Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Corel Draw ou qualquer outro programa para o desenvolvimento de projetos gráficos: se você está pensando em comprar um computador para executar essa classe de softwares, a sua placa de vídeo deve ser de alto desempenho.

Para esse fim, as placas “onboards” não são recomendadas, já que os seus recursos são muito limitados. A escolha correta, nesse caso, está nas “off-boards”, pois são elas que permitirão dimensionar a sua necessidade.

Quanto a sua “força”, considere como entrada 4 GB. Do contrário, as aplicações mais pesadas podem não se comportar tão bem.

Por fim, avalie também a capacidade de armazenamento. Embora essa questão já não seja mais um problema (devido à computação em nuvem), tenha um HD com pelo menos 1 TB de espaço e 7.200 rotações por minuto (RPM).

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. Se quiser comprar um computador com o melhor custo-benefício possível, entre em contato conosco!

10 comentários em “Confira os pontos importantes antes de comprar o seu computador”

Deixe uma resposta